Built with JSN PowerAdminBuilt with JSN PowerAdmin

Você está ligado na Cultura a

busca

Sociedade de Artes e Letras de São Gonçalo: o tempero da Cultura

Star InactiveStar InactiveStar InactiveStar InactiveStar Inactive
 

Túnel do Tempo da História Política de São Gonçalo

Antônio Pinheiro Lobo de Meneses Jurumenha, nasceu em São Gonçalo (RJ). Era conhecido somente por Lobo Jurumenha, formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo e foi juiz na comarca de São Sebastião do Paraíso (MG).

Sua vida política teve início ainda no Império, com a eleição para deputado provincial em Minas Gerais na legislatura 1888-1889. Na eleição de 31 de janeiro de 1904, foi eleito deputado estadual no Rio de Janeiro para a legislatura 1904-1906.

Durante o mandato integrou a Comissão de Estatística, Divisão Civil e Judiciária. Em 1906 foi eleito deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro. Assumiu sua cadeira em 3 de maio de 1906 e, reeleito em 1909 para a legislatura seguinte, permaneceu na Câmara dos Deputados até 31 de dezembro de 1911.

Dois anos depois regressou à política ao ser eleito, em 17 de outubro de 1913, presidente da Câmara de São Gonçalo, cargo que exerceu até 7 de janeiro de 1915, nesta mesma data, ficou como prefeito durante o ano de 1915.

Amigo do famoso Ruy Barbosa. Lobo Jurumenha faleceu no Rio de Janeiro em 1921. Publicou, na Revista Literária de Recife, o romance A orfãzinha.

 

 

 

fonte: São Gonçalo Antigo

0
0
0
s2smodern

Por que se associar a Sociedade?

Associar-se à SAL - Sociedade de Artes e Letras de São Gonçalo - é um modo de autopromoção e de promoção do próprio trabalho artístico pois o convívio com pessoas que pensam, vivem e respiram Cultura serve para que cada membro se sirva do outro para as inspirações e apoio necessários para sua propria carreira.

 

baixe aqui a ficha de proposta

Ficha de candidato a Sócio da SAL

Baixe aqui a Ficha de Proposta de Sócio da SAL

JSN Dome template designed by JoomlaShine.com