Olá a todos !


Começo esse artigo neste sítio com sugestão do Marcos André: a história dos bairros da cidade. Há tempos venho respondendo perguntas na Comunidade Orkut "São Gonçalo-RJ: Sua Historia", criada pela deputada Aspásia Camargo e que teve de sair por questão partidária (por isso cada mensagem em "anônimo" é a dela). Pois bem, comecemos nosso "papo" informal aqui. E digo de primeira que não conto tudo, apenas algo para conhecimento.

Um estudo mais aprofundado pode ser feito no livro "o municipio de SG e sua História", da professora Maria Nelma Carvalho Braga ou pode nos perguntar nas reuniões da
Sociedade de Artes e Letras-SAL.


Mutuá



Segundo o Decreto de 1937 que determinava a criação de loteamentos no município de São Gonçalo, a região hoje conhecida como Mutuá foi a primeira a ser escolhida para que tal experimento fosse aplicado. Com o nome primeiro de "Cidade Nova" tendo em vista a organização de suas ruas dando a São Gonçalo uma visibilidade maior no estado do Rio. Realmente, o bairro é bem organizado, com praças e ruas largas, aproveitando todos os morros. Na Praça José Pedrosa (conhecida como “pracinha do Mutuá”), existia um grande cinema para os moradores. Mais tarde, segundo testemunhos, este loteamento foi edificado pela Caixa Econômica Federal (CEF) para soldados e praças da Marinha do Brasil. E por ser a CEF a financiadora através do sistema de compra, parte-se do pressuposto que o nome "mutuá" venha da corruptela de "bairro dos MUTUÁrios".


Boassú


O nome Boassú (atualmente estão escrevendo Boaçú) incorre no mesmo processo de corruptela de nomes. O nome correto seria "m´boi-assú" que significa na lingua Tupi "cobra grande" - uma vez que a região era abundante em cobras grandes, tipo Jibóias e até Sucuris. Deve-se também ao nome do rio que corta quase toda a cidade, o rio Imboaçu. Por isso, se encontrar alguma cobra grande no local, anime-se: a natureza está voltando...


Salgueiro


Deve-se ao sr. Manoel Salgueiro, português que tinha um comércio no que hoje é a esquina entre Estrada das Palmeiras e Estrada da Sapucaia. De fato, “Salgueiro” é apenas o nome de quatro quadras do bairro, que se chama “São Lourenço” em sua totalidade. A fazenda que existia ali - S. Lourenço - foi loteada e na década de 1960 o BNH - antigo Banco Nacional da Habitação, federal - fez um conjunto de casas muito boas no local para trabalhadores. As casas tinham o planejamento da “puxadinha”, isto é, um espaço no fundo do quintal para que pudesse ser feita mais uma construção, como uma meia-água – tradicional para os filhos que se casam cedo e que ainda não têm casa própria. Os antigos dizem que os moradores do morro do Salgueiro, no Rio, foram morar lá, levando para o bairro, além da coincidência do nome do morro, a violência e bandidagem. Por coincidência, o Morro do Salgueiro, no Rio de Janeiro, era de propriedade do parente do sr. Salgueiro de São Gonçalo. A mesma família deu seus nomes a locais distintos... Na verdade, e poucos sabem, existem vários bairros e sub-bairros no local, além do Salgueiro, que pertence ao 1o. Distrito da cidade.: São Lourenço, Eucalipto, etc.


Luiz Caçador

Deve-se ao nome de um pai-de-santo que morava perto. Na verdade, ele tinha o Centro de Umbanda antes do bairro, mas ficou o nome dele. Era cruel ao extremo, fazendo magia negra para qualquer um que encomendasse. Morreu cego e sem os membros, perdidos por doenças. O nome original do loteamento que deu origem à região é “bairro Nossa Senhora do Amparo”. Em 1974 foi feito o Parque Independência, que é o bairro no ponto final do ônibus - ainda tem a pedra com o monumento no retorno do ônibus - e o bairro começou a crescer. A Estrada da Trindade passa pelo bairro e não apenas termina nele. Curiosidade: aquela área do CIEP do local (tem dois) chama-se "Vital Brasil", pois eram criadas cabras para serem usadas em experiências científicas na instituição de mesmo nome. Sabia ?


Saudações papagoiabas !

Alexandre Martins
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
JSN Dome template designed by JoomlaShine.com